quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mostra Abril: Infância


O projeto Cinema no vale no mês de abril traz como tema de mostra a Infância, destacando filmes de épocas, gêneros e abordagens diversos. Abrindo a exibição do mês, no dia 05, sexta-feira, em parceria com o evento A Psicologia dialogando com o autismo, será exibido Temple Grandin, produção americana de 2008 que trata da história (real) de uma garota autista cuja superação das suas dificuldades trouxe grandes conquistas para pesquisas sobre esse assunto.

No dia 12, o foco da infância terá como tema a religião, com a exibição do clássico italiano Marcelino pão e vinho, de 1955, história de um garoto órfão cuidado por padres em um mosteiro e que expressa uma ingenuidade infantil poucas vezes vista no cinema de modo tão genuíno.

No dia 19, será a vez de Garapa, forte documentário de 2009, realizado por José Padilha, diretor dos aclamados Tropa de elite 1 e 2. Essa obra expõe a vida de famílias no sertão nordestino, repletas de crianças, em que, na falta de tudo (comida, assistência à saúde e moradia) vivem a esmo, sob a ajuda de outras pessoas.

Encerrando a mostra, e evocando a infância de todos os espectadores, será exibido Contatos imediatos de 3º grau, obra-prima fundamental de Steven Spielberg, de 1977, que trata do contato entre extraterrestres e seres humanos, entre eles um garotinho, em meio a efeitos especiais, música e participações (o diretor francês François Truffault faz uma ponta) que a definiram como um dos melhores e atemporais filmes para todas as idades.

O projeto Cinema no vale ocorre todas as sextas-feiras no Auditório da Biblioteca do Campus UNIVASF, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Sinopses

05 / 04 - Temple grandin (EUA, 2008)
Cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

12 / 04 – Marcelino pão e vinho (Marcelino pan y vino, Itália, 1955)
“Marcelino Pão e Vinho", é um filme de um pequeno órfão que causa milagre. Quando bebê foi deixado na porta de um mosteiro e criado pelos monges. Marcelino é muito bem cuidado pelos monges, mas sempre sentiu falta de ter uma mãe. Um dia encontra um amigo especial no sótão proibido... Pendurado em uma cruz. Um amigo que retribuiu a bondade de Marcelino lhe concedendo um desejo do fundo de seu coração.


19 / 04 – Garapa (Brasil, 2009)
Documentário sobre a questão da fome no Brasil, sob o ponto de vista de três famílias cearenses que convivem com este problema.

26 / 04 – Contatos imediatos de 3º grau (Close Encounters of the Third Kind, EUA, 1977)
Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao pressentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela idéia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET's. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.

Fonte:
www.adorocinema.com.br    
www.interfilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!